quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Alecrim

O alecrim é uma das ervas aromáticas que mais uso, tanto na cozinha quanto nos meus jardins. Uma linda planta com cheiro, sabor e textura especiais. Tão gostoso quanto um prato temperado com alecrim é um jardim perfumado por ele. Caminhar no jardim e passar as mãos ou as pernas pelos arbustos de alecrim é uma delícia, vem aquele cheiro refrescante.

Usar o alecrim na cozinha é fácil, fica bem com quase tudo apesar de seu sabor marcante. Para mim algumas ervas são atrizes principais sempre e nunca coadjuvantes, é o caso tanto do alecrim quanto do manjericão e do coentro. O gosto fica bem marcado mesmo.

Alecrim combina muito com manteiga, nata, carne de porco, camarão, lagosta, cordeiro...

Tenho duas dicas sobre o alecrim:

1. Torrar o pão sírio cortado em triângulos com muitas folhinhas de alecrim, flor de sal salpicadas por cima, fios de óleo de oliva, um belisco leve e delicioso.
2. Derreter a manteiga e colocar muitos ramos de alecrim, deixar no fogo enquanto a manteiga estiver espumando. Quando parar de fazer espuma desligar e deixar descansar um pouquinho. Tirar os ramos e despejar a manteiga aromatizada sobre carnes assadas. Despejo também sobre filés de lagosta cozidos no vapor, fica incrível, adultos e crianças amam. Para acompanhar sirvo purê de mandioquinha (batata-baroa ou batata-salsa). Este mesmo pode acompanhar os assados... Maravilhoso. 

Seguem outras informações legais a respeito do alecrim do wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim


O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais, religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pineno, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.
A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário