Na minha casa tem bolo quase todo final de semana. Bolo para mim é símbolo de casa com criança, com família, com gente vivendo.
Tenho muitas lembranças de bolos que vem da minha infância, minha mãe sempre fazia um bolo mesclado muito amanteigado, delicioso, lembro dela batendo a manteiga com os ovos e o açúcar até ficar tudo fofo e amarelo claro, depois ela colocava o resto. Faz tempo que ela não faz este bolo. Vou pedir a receita para ela. Tem outros também que ela fazia maravilhosos, como o blo de mateiga recheado com doce de leite e ameixas coberto por glacê (este muitas vezes encomendo dela no meu aviversário, gosto de infância).
Na verdade o que quero com todo este papo é dizer que mãe que faz bolo é tudo de bom! São lembranças realmente doces que serão levadas para sempre pelas crianças, afinal a comida da nossa mãe é sempre melhor.
Conheço muitas pessoas que acham difícil fazer bolo e que realmente não acertam. Não sei que acontece mas se seguir uma boa receita e tomar alguns cuidados não tem erro.
Alguns cuidados...
- Enquanto estiver preparando a massa coloque o forno para pré-aquecer. A temperatura é essencial para o sucesso.
- Bolos em geral gostam de temperatura média 180 a 200 graus, talvez haja excessão.
- Nunca abra o forno! O choque com o ar frio pode ser fatal, ou pelo menos vai resultar em um bolo que um lado é mais que o outro.
- Parece besteira falar, mas não vai dar certo se o fermento estiver vencido, portanto se você não faz bolos com frequência sempre cheque a validade na embalagem. Sei de amigas que ficaram desapontadas ao ver que o bolo ficou ruim porque sem querer cometeram este erro.
- Preste atenção ao seguir a receita para não esquecer nada.
- Bolos de liquidificador são muito fáceis, ótimos para quem está estreando.
- Se for bater o bolo à mão, bata mesmo, tem que mexer com vontade. Será um bom sinal se quando você terminar de mexer explodam bolhas de ar na superfície de sua massa.
- Dentro do forno o bolo cresce, dobra de tamanho, depois começa a ficar corado, bronzeado e depois começa a ficar firme no meio. Tem que estar atento á estes sinais para então desligar, tem gente que abre o forno e espeta com um palito. Se o palito sair limpo é porque o bolo está pronto. Eu prefiro observar e estar atenta ao tempo de cozimento esperado.
É possível assar bolos em forminhas de papel para Cupcakes, as crianças adoram e cada bolinho é uma boa porção individual. Basta dispor as forminhas de papel dentro da assadeira e encher metade de cada forminha com massa. O legal é que assa bem rápido. É preciso ter o cuidado de escolher uma massa não muito mole, como são as massas de bolo de cenoura e nega maluca.
Esta é uma alternativa deliciosa para o lanche da tarde das crinças e dos adultos também! Delícia o cheirinho de bolo assando em um domingo chuvoso.
Também é possível fazer meia receita se não quiser um bolo de tabuleiro grande. Muitas vezes faço isso. Quando estamos sábado, em casa, somente eu, meu marido e minha filha um bolo inteiro é demais. Assim não é preciso comer um monte do mesmo bolo, como adoro prepará-los, mesmo que eu receba uma visita inesperada e o bolo acabe, prefiro fazer outro, de chocolate, de milho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário